O que faz um oftalmologista especialista em Cirurgias Refrativas e de Catarata?
O oftalmologista é o médico que cuida da nossa saúde ocular, compreendendo as estruturas do sistema óptico, seu funcionamento e suas patologias.
É fundamental se consultar com esse profissional ao menos uma vez ao ano, para se prevenir contra doenças, manter a qualidade da visão e avaliar a necessidade de usar óculos ou lentes de contato, por exemplo.
Para além dos atendimentos de rotina, o oftalmologista pode focar em diferentes especialidades, realizando procedimentos cirúrgicos ou tratando com maior propriedade de alguma doença. A seguir, confira o que faz um especialista em Catarata e em cirurgias refrativas!
O que é a Catarata e a Cirurgia Refrativa?
A Catarata é uma doença que afeta o nosso cristalino: a região dos olhos que funciona como uma lente natural, atuando na percepção da luz. O problema torna a visão borrada, turva ou embaçada, atrapalhando a clareza e as atividades do dia a dia.
A Catarata tem diversas intensidades e é um quadro progressivo. Ela afeta principalmente a população idosa, mas também pode aparecer em pessoas de outras idades. Quanto antes for diagnosticada, mais fácil será o seu tratamento e mais rápido será o retorno à qualidade de vida normal do indivíduo.
As Cirurgias Refrativas, por sua vez, são procedimentos para adequar o formato da córnea e corrigir a maneira como o olho recebe a luz. As alterações na forma da córnea causam problemas como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, levando à dificuldade para enxergar de forma nítida e ver de perto ou de longe.
Quais são os serviços oferecidos pelo especialista?
A única forma de solucionar a Catarata é a partir da cirurgia. Assim, o médico especialista diagnostica a doença e realiza a operação, que pode se dar de duas maneiras principais: a facoemulsificação e a cirurgia com ajuda do laser.
Ambas consistem em procedimentos para romper o cristalino e remover os fragmentos da Catarata, demandando uma incisão na lateral da córnea para acessar a região desejada. É necessário, neste procedimento, implantar uma lente intraocular para substituir a nossa lente natural.
Quando o assunto é a cirurgia refrativa, por outro lado, existem três procedimentos principais:
- o PRK, que precisa de uma raspagem na região epitelial da córnea para que um laser possa corrigir seu formato;
- o LASIK, no qual o laser acessa a córnea por uma espécie de lamela feita na sua área superficial;
- a cirurgia com lente intraocular, na qual é implantada uma lente para a correção da dioptria.
Tanto no caso da Catarata quanto no caso da refrativa, o oftalmologista é quem define o melhor tipo de procedimento para cada paciente. De uma maneira geral, todos esses processos são seguros, eficientes e de boa recuperação.
Espero que tenha gostado de saber mais sobre o especialista em Catarata e Cirurgias Refrativas! Continue acompanhando o blog para mais conteúdos.