Lasers de Retina

Lasers de Retina

O tratamento com lasers – chamado de Fotocoagulação a laser – é uma ferramenta essencial para a área da Oftalmologia. Ele é recomendado para uma série de problemas da retina, contribuindo para melhorar a visão ou evitar a sua perda. É um procedimento rápido e eficiente, realizado no consultório como um exame comum.

Como é realizado o tratamento de Laser de Retina?

Para realizar a Fotocoagulação, são aplicadas anestesias e é feita a dilatação. Pode ser colocada uma lente na frente dos olhos do paciente e o laser é direcionado para a área a ser tratada, atingindo exatamente os pontos que precisam de intervenção. O laser coagula os vasos sanguíneos da região ou cria cicatrizações, contribuindo para a redução de um edema ou para evitar o descolamento da retina, por exemplo.

Os feixes são controlados pelo profissional e têm diferentes cores, tamanhos e intensidades, variando conforme as necessidades de cada caso. O paciente pode sentir algum desconforto durante a aplicação, sendo possível fazer pausas se o incômodo for muito intenso. De um modo geral, porém, o tratamento é fácil, tranquilo e vale muito a pena. Existem também variações desse processo, como o chamado Pulsos, em que é feita uma grande quantidade de disparos simultâneos.

O procedimento leva em torno de minutos e pode ser necessário fazer mais de uma sessão, exigindo a realização de exames para avaliar seus resultados. A melhora é percebida de maneira progressiva, não sendo notada imediatamente. O paciente deve levar um acompanhante e seguir as orientações de repouso, como não dirigir depois da operação.

Quando o Laser de Retina é indicado?

A utilização do Laser de Retina pode ser associada a outros tipos de tratamento, contribuindo para a abordagem de diferentes problemas. Ele costuma ser indicado, por exemplo, para os casos de descolamento da retina, edema macular, oclusão venosa, diabetes descompensada que prejudica a visão, macroaneurisma arterial da retina ou glaucoma. 

© Copyright 2025 - Shantal Marketing