O glaucoma é uma doença grave que pode levar à perda total e permanente da visão. Nem sempre ele está relacionado a alta pressão intraocular. Na verdade, glaucoma é um grupo de 4 doenças e é fundamental ter atenção à rotina oftalmológica, pois alguns quadros não manifestam sintomas nos momentos iniciais. Entenda mais a seguir!
O glaucoma é um conjunto de doenças relacionadas ao desequilíbrio entre o volume de líquido chamado humor aquoso produzido e a drenagem desse fluido. Com a dificuldade na drenagem causada por alguma obstrução, fechamento ou bloqueio dos canais ocorre o aumento de pressão intraocular. O quadro pode danificar o nervo óptico permanentemente e provocar cegueira.
Vamos mostrar quais são os tipos de glaucoma e os respectivos sintomas. Veja mais!
O glaucoma não tem cura, mas tem tratamento. Pacientes com a doença devem realizar rotinas de controle, uso de colírios e podem precisar de cirurgias ou laser que objetivem drenar o líquido intraocular. Quando o glaucoma é uma complicação de outras doenças, como a pressão alta, é necessário o controle do fator primário.
A maior ferramenta contra o glaucoma é a detecção precoce. Mantenha sua rotina oftalmológica em dia, pois muitas doenças dos olhos são silenciosas e só manifestam sintomas quando estão em estágio muito grave. O Dr. Laerte Goldbach pode te ajudar no tratamento de glaucoma e outras doenças oculares. entre em contato e agende a sua consulta!