Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

A Catarata é o quadro que afeta o cristalino – ou a "lente" – dos olhos, tornando a visão opaca ou embaçada. Ela se manifesta em diferentes intensidades e é um problema progressivo, limitando a qualidade da visão ou até provocando cegueira.

Os seus efeitos, felizmente, são reversíveis, podendo ser resolvidos a partir da cirurgia. O oftalmologista é quem indica ao paciente se o procedimento já é indicado para o seu caso.

Como é realizada a Cirurgia de Catarata?

Para realizar a operação, são aplicados colírios paradilatar a pupila e anestesiar o local. Podem ser utilizados outros medicamentos também, dependendo das necessidades do paciente. Existem tipos de Cirurgias de Catarata:

▪ a facoemulsificação (modelo mais tradicional) – é realizada uma incisão na lateral da córnea, por onde se passa uma ponteira para romper a região afetada pela Catarata. Os fragmentos são aspirados, então, e pode ser implantada uma lente intraocular para substituir o cristalino;
▪ a cirurgia a laser – é necessário abrir a incisão, feita pelo laser. A região do cristalino é fragmentada com o uso de laser. Os fragmentos são removidos e a nova lente intraocular pode ser implantada.

A operação da Catarata leva cerca de 15 a 30 minutos. O pós-operatório exige alguns cuidados, como: utilizar os óculos de proteção, não carregar peso, praticar esportes ou entrar em piscinas, não utilizar maquiagem ou outros produtos nos olhos, não coçar, esfregar ou massagear a região operada.

É preciso utilizar a medicação recomendada e, se necessário, o médico pode sugerir medicamentos para dor. A melhora do quadro é progressiva.

Quando a Cirurgia de Catarata é indicada?

A Cirurgia de Catarata é mais comum para a população idosa, devido à progressão do quadro com o passar dos anos. Existem, porém, situações em que ela é realizada em outras faixas etárias, sendo fundamental procurar a opinião de um médico se surgir algum sintoma. 

© Copyright 2025 - Shantal Marketing