A recomendação é se consultar uma vez por ano, realizando um check-up geral para avaliar sua saúde ocular. Essa frequência pode aumentar, no entanto, para pacientes com doenças, lesões ou histórico familiar de risco.
Não. O uso de lentes pode não ser indicado para quem tem olhos muito secos, alergias ou alguma alteração na córnea. É necessário avaliar as condições de cada paciente com um médico de confiança.
A cirurgia é indicada quando a Catarata causa prejuízos para a visão, tornando-a borrada, embaçada ou atrapalhando a percepção de cores, por exemplo. O procedimento pode ser feito em qualquer faixa etária, mesmo quando o quadro ainda não está avançado.
A cirurgia de Catarata não é recomendada para pacientes com comorbidades não controladas, como hipertensão, diabetes ou mesmo outros problemas visuais. Além disso, não é indicada para quem tem grandes riscos cardiovasculares ao realizar procedimentos cirúrgicos.
A cirurgia é indicada para quem precisa corrigir inadequações em suas córneas, sofrendo com problemas como o astigmatismo, a miopia ou a hipermetropia. Essa é uma boa alternativa para quando os óculos ou as lentes de contato geram muito incômodo no paciente.
O procedimento não é recomendado para quem tem menos de 21 anos, para gestantes – devido a alterações hormonais – e para quem tem quadros clínicos como Ceratocone, Ambliopia, doenças autoimunes, diabetes, Catarata, glaucoma ou herpes ocular.