Cirurgia Refrativa: o que é e para o que serve?

A Cirurgia Refrativa proporciona benefícios para milhares de pacientes, que melhoram sua visão e até dispensam os óculos e as lentes de contato, em grande parte das situações. No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa operação, suas vantagens e indicações. Continue a leitura e aproveite!

O que é a Cirurgia Refrativa?

A Cirurgia Refrativa também é conhecida como a cirurgia para a correção de grau, tratando-se de uma operação na qual a córnea é remodelada para corrigir a refração (a forma como a luz era recebida pelo olhar). Podem ser tratadas demandas como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, sendo indicada para os pacientes com uma ou mais dessas questões. 

Os indivíduos também devem se encaixar em algumas características, como explicaremos a seguir.

Quando a Cirurgia Refrativa pode ser realizada?

A Cirurgia Refrativa pode ser feita em pacientes com 18 anos ou mais, sendo essa a faixa etária em que o grau é estabilizado. Ela é recomendada:

  • para pacientes com 1° a 10° de miopia;
  • para pacientes com 1° a 10° de hipermetropia ou astigmatismo.

Os resultados dependerão da espessura corneana e da sua curvatura, de modo que o oftalmologista faz todas essas considerações ao analisar o paciente. A Cirurgia Refrativa não é recomendada para indivíduos com doenças autoimunes mais graves, para casos de diabetes descompensada e para quem tem doenças como o ceratocone ou as distrofias da córnea.

Quais são os benefícios da Cirurgia Refrativa?

A Cirurgia Refrativa promove a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando uma melhor visão em tarefas que antes eram desafiantes. É possível realizar leituras com maior tranquilidade – para quem tinha dificuldades para enxergar de perto – ou contemplar uma paisagem com maior riqueza de detalhes – para quem tinha dificuldades para enxergar de longe –, por exemplo.

Para além disso, existe o conforto com a possibilidade de dispensar os óculos e as lentes de contato, como explicado anteriormente.  Assim, o procedimento traz muitas vantagens para quem o realiza. O ponto fundamental – para sua segurança e bem-estar – é contar com um oftalmologista qualificado e experiente para a operação.

Como é feita a Cirurgia Refrativa?

Existem três modalidades dessa operação:

  • a cirurgia LASIK, feita por meio de lasers para córneas mas espessas;
  • a cirurgia PRK, que também funciona com lasers, mas pode ser realizada em córneas mais finas;
  • a implantação de uma lente intraocular, para as córneas muito finas nas quais o laser não é indicado.

O médico definirá o melhor procedimento conforme as demandas e as características de cada um. De um modo geral, porém, podemos dizer que a operação é rápida e a recuperação é simples, exigindo alguns cuidados como não molhar os olhos, não coçar, tocar ou massagear a região, utilizar óculos de proteção e usar os colírios recomendados. Podem haver alguns incômodos – como ardência, sensibilidade à luz e olhos lacrimejando no pós-operatório –, mas isso pode ser resolvido com algumas medicações e cuidados, que serão orientados pelo oftalmologista.

Agora você já sabe o que é a Cirurgia Refrativa! Agende um horário com o Dr. Laerte e venha conversar!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Copyright 2025 - Shantal Marketing