Saiba tudo sobre Cirurgia Refrativa a laser
A Cirurgia Refrativa é uma operação na qual a córnea é remodelada para a correção do grau, sendo indicada para questões como o astigmatismo, a miopia e a hipermetropia. A correção do formato da córnea pode ser realizada com uma lente intraocular ou com a Cirurgia Refrativa a laser, que será o nosso foco no conteúdo de hoje. Continue sua leitura e saiba mais!
Quando a Cirurgia Refrativa a laser é indicada?
De uma maneira geral, a Cirurgia Refrativa de qualquer modalidade é recomendada para pessoas com 18 anos ou mais. As versões a laser são indicadas na maior parte dos casos, não sendo adequadas somente para córneas muito finas. Para essa situação, é indicada a implantação de uma lente intraocular.
Quanto tempo dura a Cirurgia Refrativa a laser?
As cirurgias a laser são rápidas e assertivas. Elas duram em média de 3 a 15 minutos em cada olho, variando conforme a demanda, a espessura e a curvatura da córnea do paciente.
Quais são os tipos de Cirurgia Refrativa a laser?
Existem duas modalidades principais da cirurgia feita com laser: a LASIK e a PRK. O médico determinará a opção ideal conforme as particularidades de cada paciente, mas elas são bem parecidas entre si, no final das contas. Conheça cada uma delas!
Cirurgia PRK
A cirurgia PRK é feita com uma raspagem do epitélio corneano, removendo a sua camada mais superficial para que o laser alcance a região necessária. O laser é controlado a partir de um computador, modelando o formato da córnea na medida adequada.
O médico coloca lentes de contato temporárias após a operação, para a proteção da área sensibilizada. É importante continuar com essas lentes ao longo da recuperação, sem tocá-las ou desloca-las, sendo que elas serão removidas em uma consulta com o profissional.
A recuperação da PRK é um pouco mais demorada que a da LASIK. No entanto, ela é uma solução para quem tem córneas um tanto finas, que seriam danificadas pelo outro procedimento.
Cirurgia LASIK
A LASIK é rralizada com uma pequena abertura na córnea – chamada de “flap”–, pela qual o laser é introduzido. Essa abertura dispensa a raspagem total do local, não removendo toda a camada superficial como na PRK. Por se tratar de um “corte” mais aprofundado, porém, a operação é recomendada somente para córneas com maior espessura.
O laser é controlado de forma semelhante, corrigindo o formato da córnea, com o “flap” sendo recolocado ao final da operação. Por não remover toda a camada superficial, a LASIK tem uma recuperação mais rápida que a PRK.
Quais são os cuidados recomendados para ambas as operações?
A LASIK e a PRK são realizadas após a aplicação de um colírio anestésico, que torna a operação indolor e confortável para o paciente. Ambas as cirurgias também podem passar por personalização, caso haja algum outro problema ocular além dos erros de refração.
Após a operação, alguns dos cuidados incluem:
- não coçar os olhos ou tocar a região;
- não deixar molhar no banho;
- não nadar ou usar banheiras;
- não utilizar computadores com os olhos secos;
- utilizar os colírios adequados e os óculos de proteção (quando necessário).
Esperamos ter respondido as suas perguntas sobre as a Cirurgia Refrativa a laser! Se ficou com alguma dúvida sobre essa operação, agende um horário com o Dr. Laerte e venha conversar!